DPVAT 2019 BA DETRAN → Valor, Consulta, Pagamento – [CONFIRA]

O seguro obrigatório Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, que é mais conhecido entre os contribuintes baianos como DPVAT 2019 BA, é um tributo veicular obrigatório cobrado anualmente com a intenção de auxiliar cidadãos vítimas de acidentes de trânsito.

Cobrado juntamente com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e com o Licenciamento BA, o seguro obrigatório DPVAT BA é, assim como os outros dois, fundamental para que os contribuintes possam licenciar seus veículos, solicitando a renovação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Saiba mais:

No entanto, apesar de sua grande importância para tantas pessoas, o fato é que a maior parte dos contribuintes baianos que pagam o seguro DPVAT BA não sabe para que ele serve de fato. E por este motivo, nas próximas linhas deste artigo, nós vamos mostrar tudo sobre ele.

DPVAT 2019 BA

Criado no ano de 1974 pelo Governo Militar, o seguro obrigatório Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, mais conhecido pelos contribuintes baianos como DPVAT Bahia, é cobrado em todos os estados brasileiros.

DPVAT 2019 BA

Ele foi criado para oferecer algum tipo de auxílio e para dar segurança para os cidadãos que são vítimas de acidentes de trânsito, dando coberturas para casos de invalidez permanente ou não e para casos de morte (o valor da indenização é repassado para a família da vítima), além de também conceder cobertura para os gastos médicos, hospitalares e com medicamentos que tenham sido acarretados pelo acidente de trânsito.

O seguro DPVAT 2019 BA reúne, por meio da cobrança dos valores que é feita junto aos contribuintes todos os anos, um fundo de indenização que visa garantir que os cidadãos acidentados possam receber uma indenização nos casos citados anteriormente.

Portanto, é mais que fundamental que os cidadãos baianos procurem manter o pagamento do seguro obrigatório DPVAT Bahia sempre em dia, para evitar que o fundo de indenizações para as vítimas de acidentes de trânsito seja enfraquecido.

Além disto, ao atrasar o pagamento do Detran BA DPVAT, o contribuinte acaba sofrendo com sanções legais, especialmente com a cobrança de multas por atraso, entre outras coisas.

Consulta DPVAT 2019 BA

E uma das melhores formas de conseguir manter o pagamento deste importante seguro, será procurando se programar para garantir que este pagamento seja feito dentro do prazo de vencimento todos os anos.

A melhor maneira de se conseguir se programar para pagar o seguro obrigatório será realizando uma consulta DPVAT BA, que poderá ser feita através do procedimento a seguir:

DPVAT 2019 BA


Passo 01. Acesse o site oficial do Detran Bahia DPVAT, que é o http://detran.ba.gov.br/;


Passo 02. Na página inicial do site, clique em “Situação de Veículos”, em seguida “Consultar Situação”;


Passo 03. Para então, informar o número do RENAVAM do veículo em questão, e também o seu número de placa, para, em seguida, digitar o código de verificação de segurança que está na imagem, clicando ao final do processo no botão “Consultar”. Logo o valor estará sendo simulado em sua tela.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Depois de fazer este procedimento simples e rápido, o contribuinte baiano poderá visualizar as informações que tanto deseja, inclusive suas pendências, consultando o DPVAT 2019 BA tranquilamente.

Valor DPVAT 2019 BA

E será importante entender que o valor do seguro obrigatório DPVAT BA varia de acordo com o tipo de veículo que o contribuinte possui, sendo importante demais que ele procure observar uma ferramenta importante que é divulgada todos os anos e de modo atualizado pelo DETRAN da Bahia: a tabela DPVAT Bahia.

Nesta tabela é possível visualizar todas as categorias de veículos e seus valores correspondentes, facilitando demais a vida dos contribuintes, que saberão quais valores do DPVAT Bahia deverão ser pagos.

Desta forma, o contribuinte conseguirá se programar ainda melhor, pois ele saberá qual o valor que terá de pagar pelo seu veículo, que poderá estar em qualquer uma das muitas categorias apresentadas.

Confira a tabela abaixo:

DPVAT 2019 BA

Dentre as principais categorias de veículos apresentadas na tabela do valor DPVAT BA, figuram os automóveis, as motocicletas, os caminhões, as caminhonetes, os ônibus e os micro-ônibus, entre outros tantos.

Todos aparecem com seus valores respectivos ao lado, e para que o contribuinte não tenha problemas na hora de definir o valor que irá pagar por seu veículo dentro do seguro obrigatório DPVAT 2019 BA, será mais do que fundamental que ele procure acessar a tabela atualizada, lembrando que ela muda todos os anos.

Pagamento DPVAT 2019 BA

E para fazer o pagamento do seguro obrigatório DPVAT BA, será necessário que o contribuinte baiano acesse o site da empresa administradora do seguro, que é a Seguradora Líder: pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br.

DPVAT 2019 BA

Na página inicial, ele deverá informar o número do RENAVAM de seu veículo, bem como o número da placa, procurando escolher o estado onde o emplacamento foi realizado e informando seu endereço de e-mail.

Após fazer tudo isto, o contribuinte deverá clicar em “Emitir”, e depois poderá pagar esta guia de pagamento em qualquer casa lotérica ou em qualquer agência bancária de sua preferência.

É possível realizar o pagamento do DPVAT 2019 BA:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco.

Como o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres é de caráter obrigatório, é muito importante ficar sabendo de todas informações assuntos, como as que foram citadas acimas sobre:  consulta, valor e pagamento.

Saiba mais:

Se possuir alguma dúvida relacionada ao DPVAT 2019 BA não se preocupe, deixe um comentário abaixo que iremos responder seu questionamento assim que for possível.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

DPVAT 2019 BA DETRAN → Valor, Consulta, Pagamento – [CONFIRA]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *